sexta-feira, 23 de julho de 2010

PROMOÇÃO?



Todo o dia é dia de ir aos supermercados, de ir às compras, pois estamos vivendo a época das grandes promoções. E as pessoas gostam de comprar objetos em liquidação. E por isso, elas são induzidas, pelos preços baixos, a cometerem um trágico risco nos seus orçamentos. E quem disse que o preço baixo está realmente baixo? Não será tramóia da política empresarial, dos golpes comerciais para se vender mais? Em verdade, os grandes empresários não jogam para perder, e a farsa do preço baixo aumenta consideravelmente as vendas em todo país.

A classe média é a principal responsável pelo aumento das promoções. É ela que vai às compras sempre procurando aparelhos eletros-domésticos promocionais. É ela que, efetivamente, realiza o desejo do grande empresário. E as promoções transbordam as prateleiras: é possível se encontrar de tudo, inclusive computadores e impressoras nos supermercados. É uma grande panacéia em busca do lucro fácil, pois as pessoas compram muito mais diante das oportunidades. E gastam até o indevido, apostando nas facilidades das prestações e do preço à vista.

Não querendo desestimular uma infinidade de compras, quero esclarecer que estas promoções são perigosas, pois o barato sempre sai mais caro do que imaginamos. Aparelhos com defeitos de fábrica são infiltrados no corredor das vendas, e causam sérios prejuízos ao cliente desavisado. Perda de tempo, perda de dinheiro e aporrinhações de toda ordem, na hora de trocar o objeto por outro, são alguns dos quesitos que acabam com a nossa paz de espírito e a nossa alegria de viver com prudência.

Eu não vou dizer para que eliminem as compras promocionais. Que só comprem determinados produtos nas suas casas especializadas. Não, eu não quero inviabilizar o prazer das pessoas que gostam de se iludir, que gostam de ser enganadas nas importunidades que a vida oferece. Quem sou eu para questionar o inquestionável? Vão para os supermercados e comprem tudo que estiver ao alcance do bolso de vocês! Não se preocupem com a indignação do cronista – que muito já comprou em promoção? Pois se arrependimento matasse, eu já estava morto (de tanto que eu comprei em promoção e me dei mal).

A pressa de adquirir bens de consumo nos leva ao perigoso caminho da insatisfação. Seria melhor economizar um pouco mais para adquirir, então, um produto mais confiável. Mas o tempo está apressado, as pessoas estão apressadas, os capitalistas estão apressados... E tudo vai rio abaixo na loucura desenfreada de gastar o inevitável. Não importa se o computador está com defeito de fábrica; o que importa é que está uma barbada de tão barato: sobra dinheiro até pra comprar uma impressora das modernas (aonde vêm embutidos o scanner e a copiadora).

Não há como evitar: nós temos que comprar bens de consumo, pois vivemos no Sistema Capitalista. Eu só não sei se a promoção realmente está ao nosso serviço? Pois os donos dos meios de produção estão sempre inventando metamorfose na maneira de vender o produto. Não importa se o produto é bom ou não; o relevante é vendê-lo a qualquer preço. Mesmo que seja a preço de banana é inviável não vendê-lo.

Eu sei que nada do que foi dito tem relevância. Seja uma pessoa razoável consigo mesma: pegue todos os seus trocados escondidos na gaveta do roupeiro, e vá às compras. Estamos vivendo o momento das grandes promoções!



Nenhum comentário:

Postar um comentário