quinta-feira, 22 de julho de 2010

LIVRE-EXPRESSÃO


A liberdade de expressão é o direito mais relevante do ser humano. E o artista tem mais necessidade de se expressar ao mundo. Na labuta cotidiana, assimila intensamente a dor e o prazer, metamorfoseando as suas sensações em arte.

A livre-expressão é responsável pelo meu desempenho artístico. É nesta liberdade de criar formas, volumes, cores e símbolos, que eu acredito poder romper barreiras. Libertar-me do passado. Enganar o presente através da imaginação que produz o futuro. A minha possibilidade de fazer novas descobertas, no que tange à arte, é mais real do que àqueles que se submetem aos caprichos das normas tradicionais e convencionais. Não tenho nada contra o artista que prefere valorizar a técnica substancialmente. Mas a minha posição sobre esta questão é bastante transparente: a técnica é conseqüência de anos de trabalho sério. Jamais uma imposição para que a arte aconteça. Ninguém se transforma em grande pintor por dominar a técnica com perfeição. Um grande poeta pode ser um medíocre versejador. Por conseguinte, um grande versejador pode ser um medíocre poeta. Prefiro ser um bom poeta. A poesia é imprescindível à arte. Não é possível produzir a arte maior sem poetizar a linguagem.

As regras impostas e a preocupação exagerada com a técnica são barreiras intransponíveis à criação artística. Frustra o artista mais arrojado e impetuoso. Poda as suas asas. E quem sofre grandes prejuízos é a criatividade. E a originalidade da obra de arte é assassinada. Por isso, aconselho aos artistas principiantes desvelarem-se ao exercício da livre-expressão. Ele desinibe. Dá segurança e estimula a criatividade, tornando o artista mais intuitivo do que técnico. Conseqüentemente, a sua obra será mais artística. E a arte mais diversificada e mais rica de conteúdo. Por fim, nos encontraremos com a arte transformadora, libertadora e revolucionária que enriquece o conhecimento humano.





Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Capítulo 1



Dos Direitos e Deveres individuais e coletivos.

IX – É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença.












Nenhum comentário:

Postar um comentário