sexta-feira, 23 de julho de 2010

PENSAMENTO POSITIVO


Em tempos de grandes atribulações cotidianas, provocando um ingente sofrimento coletivo, tem se falado muito da relevância do pensamento positivo. Será que a energia do pensamento positivo pode alterar o curso dos destinos humanos? Será que uma pessoa que está passando por grandes privações materiais e espirituais pode transformar a sua vida, usando de maneira eficaz e positiva os seus pensamentos turbulentos? Sim, porque quando estamos vivenciando grandes tragédias somos, sempre, acometidos por ingentes pensamentos negativos...

A fé cega pode ser considerada um pensar positivo? Os crentes que acreditam nos milagres garantidos, para curarem as suas doenças e resolverem os seus problemas de ordem financeira, fazem uso do poder do pensamento positivo? Eu penso que não. Apesar de acreditarem que Jesus Cristo continua operando milagres (muito embora o que Jesus fez e continua fazendo não tenha nada a ver com a realização de milagres); no fundo de suas mentes doentias, a energia dos pensamentos negativos é a que prevalece. E é natural que seja assim, pois quem se encontra afundando numa areia movediça não tem tempo suficiente para pensar de forma positiva: o medo e o desespero são pensamentos negativos – e a fé cega não funciona diante das situações calamitosas. Os pensadores que indicam o pensamento positivo como solução de todos os nossos problemas, estão gozando de ampla liberdade de ações, estando muito mais preocupados em enriquecer, do que, efetivamente, apresentar uma fórmula que nos conduza à felicidade...

Mas vamos apresentar o pensamento positivo de uma maneira diferente. Quem sabe, podemos realmente nos beneficiar com a prática do pensamento positivo. Uma pessoa que está predestinada para morrer esfaqueada, não pode morrer de forma diferente, pois a expiação tem o seu rumo de eficiência – e faz parte dos desígnios de Deus... Ora, vamos imaginar que esta mesma pessoa, predestinada para morrer esfaqueada, receba uma mensagem espiritual, dizendo que está prestes a morrer esfaqueada. Normalmente, uma pessoa nesta situação agiria de forma negativa, desesperando-se. Até o momento derradeiro (o de morrer esfaqueada) estará amedrontada e completamente desesperada. Vamos aplicar a energia do questionável pensamento positivo neste caso: suponhamos que a pessoa sofredora, que está aguardando o seu suplício, aplique o seu pensamento positivo... O que pode mudar no rumo do seu destino? Poderá, através do poder do pensamento positivo, evitar a sua trágica morte? Eu penso que não! Morrerá do mesmíssimo jeito: esfaqueada! Mas, então, o que pode mudar no destino desta pessoa, aplicando-se o poder do pensamento positivo? Ora meus caríssimos irmãos, muita coisa pode ser mudada. Se esta pessoa usar o poder do seu pensamento positivo, para enfrentar o seu momento derradeiro e trágico, poderá encontrar o equilíbrio dos seus anseios, aguardando o pronunciamento da sua sorte em perfeita harmonia e em paz... Pensa-se: eu tenho que morrer; não posso mudar esta situação – mas posso mudar a minha reação diante da ação... Se esta pessoa aplicar o poder do pensamento positivo poderá enfrentar o seu algoz de forma serena, equilibrada e pacífica: perderá o seu medo e não se desesperará até desencarnar. Este é o poder do pensamento positivo: nada, além disso... O pensamento positivo, por Deus, não opera milagres...

As fórmulas do poder do pensamento positivo, eu tenho certeza; não funcionam. “Repetições” diárias, por exemplo, que eu vou ficar milionário; não me farão ganhar sozinho na Mega Sena. Repetir trezentas vezes por dia que eu estou curado das minhas doenças, não me fará saudável se eu tiver que continuar sofrendo a minha expiação. Estou afirmando esta verdade, pois eu mesmo tentei aplicar estas “repetições” para solucionar os meus problemas; mas não surtiram efeito. E percebi que os escritores que inventaram as regras para se obter sucesso, usando o poder do pensamento positivo, estavam apenas preocupados em ganhar dinheiro fácil, nada mais... Bilhões de pessoas compraram os livros sobre o poder do pensamento positivo, continuando estressadas com os seus problemas; mas os autores destas idéias estapafúrdias estão ricos: será que eles usaram dos seus pensamentos positivos para ficar ricos? Eu penso que quando enganamos os nossos semelhantes para tirar proveito financeiro da situação, estamos aplicando o poder do pensamento negativo, sem mais delongas...

Muito mais poderosa que o pensamento positivo, a fé científica, adquirida através dos estudos espiritistas, pode promover, e promove uma reforma intelectual e moral nos seres humanos, mudando os seus hábitos e iluminando os seus respectivos espíritos que vivem perturbados... É através da fé científica que tomamos conhecimento dos verdadeiros atributos de Deus, tomamos conhecimento das suas leis imutáveis, tomamos conhecimento da nossa condição humana e tomamos conhecimento do mundo espiritual dos espíritos – que é o destino de todas as humanidades dos mundos planetários ao desencarnarem...

A fé cientifica produz pensamentos positivos para conviver de forma salutar com as nossas provações e nossas expiações, e quais são eles? A resignação, a tolerância, a paciência, a solidariedade, a humildade, a caridade, o amor a si mesmo e ao próximo, a força de vontade e tantos outros que não me ocorrem neste momento são, indubitavelmente, os nossos poderosos pensamentos positivos... As fórmulas mágicas, através das repetições mentais de pensamentos idealizados, não surtem os efeitos esperados e não fazem milagres; porque o que temos que enfrentar, em nossos destinos programados antes de encarnarmos, não pode ser mudado – em benefício do nosso almejado crescimento espiritual... As provas, as expiações e as missões, na grande maioria dos casos, são escolhidas pelos próprios espíritos na erraticidade, no intuito de se melhorarem e evoluírem mais rapidamente nos degraus da espiritualidade... Em alguns casos específicos, Deus impõe, ao espírito mau e muito endurecido, o tipo de vida que viverá nos mundos inferiores – como é o caso do nosso planeta Terra...

O pensamento positivo, por fim, tem o poder alvo de suavizar os nossos sofrimentos, mantendo-nos numa freqüência salutar ao nosso aparelho mental. É assim que podemos ser menos infelizes no convívio dos nossos males, que, indubitavelmente, fazem parte do nosso tão almejado desenvolvimento intelectual e moral – pois, estamos depurando os nossos espíritos imperfeitos nos nossos respectivos purgatórios corporais...






Nenhum comentário:

Postar um comentário